domingo, 28 de junho de 2009

Jorge Adélio Costa




Fafe, 26 de Junho de 2009

Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Fafe;
Sr. Presidente da Câmara Municipal de Fafe e demais vereadores;
Srs. Deputados;
Caro público,


Quase em fim de mandato, penso que é oportuno abordar algumas das muitas questões que são públicas e têm suscitado muitos comentários aos quais os políticos que governam a Autarquia Fafense, ou não nos esclarecem optando por silêncios, ou não querem esclarecer para reinar no pior sentido do termo.

Desse mal padece o Sr. Presidente da Câmara que deixou por esclarecer, ao longo destes últimos quatro anos, muitas das questões que lhe foram colocadas. E com essa atitude, consideramos que tem menosprezado e maltratado esta Assembleia quando é objectivamente questionado e se fica apenas pelos nins…, talvez…, vamos ver…, estamos atentos a isso…, e outras formas próximas destas que apenas deixam perceber o estado lastimável, de desculpas e pretextos a que o PS chegou, mostrando-se incapaz de governar e até de enfrentar os seus próprios correligionários.


Temos vindo também a assistir às várias interferências do poder político na vida das organizações e instituições do nosso concelho. De tal modo essa interferência é notória que muitas pessoas mostram-se amedrontadas pela austeridade que o maior empregador de Fafe lhes impõe - a Câmara Municipal - e muitos evitam mesmo tomar posições divergentes de quem governa, com medo das represálias.
E os senhores sabem que isto é verdade.


A governação destes quatro anos é aliás o reflexo dos dirigentes do Partido Socialista em Fafe. Dia após dia, amedrontados pelo futuro e assombrados pela sucessão, cometem erros atrás de erros prejudicando o futuro da nossa cidade, e consequentemente o futuro e a vida dos fafenses.


Os “ZIG Zagues” são permanentes e habituais e a falta de coerência nas decisões são constantes. Basta ver e estar atentos à intervenção do Sr. Dr. Antero nas eleições realizadas na Esc. Sec. De Fafe: Ora apoia um, ora apoia outra, ora se abstém, contribuindo para a confusão quando o seu papel deveria ser de pacificação.


No PS, descobriu-se uma nova designação de políticos: entendíamos e entendemos nós que as pessoas nos elegeram a todos para fazer política, isto é, para confrontar ideias e tomar decisões sobre questões de natureza política. Contudo, parece que o Dr. Pedro está nesta Assembleia não como político, mas como professor, quando o mesmo, para justificar uma decisão que foi puramente política, como bem mandado que é, diz que não é político, e que o Professor Barros só sabe fazer política. Por isso nós perguntamos: Está aí sentado na bancada do PS, ou ausente, como político ou como representante de uma qualquer câmara corporativa? Ou então, o que seria mais grave, o Partido Socialista quando convida os membros para integrar as suas listas comunica-lhes logo que o que pretende deles é meramente o nome, e não o empenho em construir um mandato baseado na discussão de ideias e de propostas que façam realmente evoluir a cidade e as freguesias do concelho de Fafe.


Dentro da Família Socialista foi ainda possível assistir neste mandato aos “pesadelos” que o Sr. Presidente da Câmara causou ao Sr. Presidente da Junta de Fafe. Segundo os protagonistas da mesma cor política, a Freguesia tem perdido serviços após serviços nos mandatos em que ambos governam, presenteando-nos a todos com espectáculos lastimáveis.


O Sr. Presidente da Junta de Fafe teve também nesta Assembleia o seu momento áureo com o ainda presidente da Junta da Arões. Parece que, mais uma vez, a proximidade da câmara municipal com a sede do Partido Socialista os confunde, e sob o tecto desta Assembleia, tentam jogar o jogo das cadeiras e dos lugares para a vereação, enciumados uns pelos outros…

Regressando às coisas mais sérias, sr. Presidente e senhores deputados,
Era também importante que esta Assembleia pudesse ter finalmente conhecimento de qual, e para quando, o projecto que se destina ao espaço do Antigo Grémio da Lavoura. Acreditamos que o péssimo negócio que o executivo de Fafe fez na Aquisição deste imóvel, tem forçosamente de possuir um projecto de que os fafenses possam beneficiar e que este esteja à altura do valor investido. Mas o Sr. Presidente tem de nos dizer, sem rodeios, qual é esse projecto.


Este executivo camarário, já honrou esta Assembleia com promessas falaciosas, e repetiu timings que não foi capaz de cumprir. Veja-se por exemplo a Questão do PDM. Foi um compromisso deste executivo rever o PDM no máximo no primeiro semestre do ano transacto. Mas sabe senhor presidente, não devemos prometer aquilo que não somos capazes de cumprir, como não devemos ser demagogos na calendarização de compromissos que não sabemos ou não queremos cumprir.


Olhemos ainda a situação do Saneamento Básico. Neste mandato não passou de uma operação de cosmética, realizada em pontos devidamente estratégicos para dar a sensação de que se está a fazer algo relevante. Mas era importante este executivo dizer a esta Assembleia qual é a Taxa de execução no saneamento realizada neste mandato e qual é a taxa de cobertura de saneamento básico na cidade. É que, nos dias de hoje Sr. Presidente, deveríamos estar a discutir para Fafe a introdução da fibra óptica, da Televisão por cabo no concelho, das redes digitais e sem fios, e é de lamentar que o tema quente ainda seja o saneamento básico.


Para terminar gostaria de deixar uma sugestão, até porque me entristece a falta de dinamismo e engenho, demonstrada por quem governa os destinos da nossa cidade.
É de lamentar que no pulmão da cidade possamos observar que o Sr. Presidente retirou ao comércio central o único espaço de parqueamento gratuito (pondo-o a render) mas não satisfeito com isso, mandou aí colocar uma enorme mancha de alcatrão vedada entre blocos horríveis, desvalorizando o enquadramento com a criação de, por exemplo, um espaço de animação, um espaço verde, ou uma pequena praça de convívio, numa zona tão central da cidade. O Sr. presidente diz que tem projectos para esse espaço. Espero que o projecto não coincida com concertos do Quim Barreiros, ou comícios do partido socialista, até porque pelo andar da carruagem pode ter poucos motivos para festejar.
Mas há sobre este espaço, pelo menos mais uma ideia que poderia aproveitar, enquanto nenhum projecto se faz: porque não deixar aberto e gratuito esse parqueamento, a partir das sete da tarde, por forma a possibilitar a atracção e circulação das pessoas pelo centro da cidade, pelo menos durante a noite, evitando que os automóveis ocupem os espaços públicos?


Vou terminar, sr. Presidente e Senhores deputados, dizendo o seguinte:


Este executivo tem para apresentar aos fafenses, como obra de quatro anos, o Cine-teatro, que devido à má gestão e à falta de capacidade para concorrer aos fundos estruturais, a câmara teve de esgotar a sua capacidade de endividamento para suportar os custos desta obra. É caso para dizer que estamos perante o pior mandato de sempre a que os fafenses assistiram, mesmo comparativamente com outros em que o PS governou em Fafe. E note Sr. Presidente, desta vez nem se pode desculpar atirando a culpa para o governo, até porque nesta fase o Engenheiro José Sócrates já não é filiado na JSD. E por isso, sendo agora o primeiro-ministro do seu partido, a responsabilidade desta má governação, e a visível falta de apostas no desenvolvimento da nossa cidade, é da inteira responsabilidade do Partido Socialista e de quem o Governa.

Muito obrigado

Sem comentários: